Uma Garganta com Atitude

Ana Carolina lança o CD "Estampado", que ela qualifica como seu disco mais corajoso e autoral

Ana Carolina, mas propõe o maior desafio para a cantora de 28 anos. Com o CD Estampado, ela enfrenta o desafio de provar que é mais que uma Garganta, nome da composição dela e do gaúcho Totonho Villeroy que projetou a mineira nacionalmente entre 1999 e 2000. Os dois anos que separam Estampado do segundo disco de Ana Carolina, Ana Rita Joana Iracema e Carolina, renderam munição suficiente: 15 faixas e mais 10 canções que continuam inéditas.

Desta vez com a produção de Liminha, Ana Carolina diz ter produzido seu disco mais corajoso. Além de Totonho, ela amplia a tropa de parceiros com Vitor Ramil, Seu Jorge e Celso Fonseca, tocando sambas, emboladas, música pop e até uma balada bem Roberto Carlos em parceria com Chico César, além de uma composição de Totonho e Bebeto Alves, Uma Louca Tempestade, lançada no CD Juntos 2. Acompanhe a seguir trechos da entrevista de Ana Carolina, feita por telefone a partir do Rio.

O que é “Estampado”
"É meu CD mais autoral e mais sincero. Das 15 faixas, sou compositora em 13 delas, e não há nenhuma regravação. Como no meu primeiro disco (Ana Carolina, de 1999), Estampado tem muita variedade de gêneros, mas agora é algo orgânico, não aquela ansiedade de tocar tudo ao mesmo tempo."

Os parceiros novos

"Sempre adorei a obra de Vitor Ramil. Telefonei para ele e, logo em seguida, Vitor me mandou quatro melodias. Acabamos compondo a romântica Nua, melodia dele e letra nossa. Com Seu Jorge, compusemos duas músicas em 40 minutos. Temos identidade musical, eu e ele conhecemos aqueles sambas bem antigos. Minha parceria com Chico César surgiu quando fomos comprar um violão em São Paulo. Na loja mesmo, mostrei a melodia, e depois completamos Mais que Isso."

Herdeira de Cássia

"Não existe isso de sucessão. Não há sucessora de Cássia Eller, de Zélia Duncan, de Elis Regina. Cada artista deve criar o seu próprio espaço."

Liminha Produtor

"Sempre quis trabalhar com ele. Em momento algum houve discordância, acho que ele trouxe para o CD a sensibilidade de perceber quais músicas poderiam funcionar nas rádios. Nua, por exemplo, quase ficou de fora. Mas ele insistiu, observou que é o tipo de canção que não cansa o ouvido."

De dedo em riste

"Liminha disse que o que me atraía nele era que eu fazia MPB com atitude de rock. Quando estou no palco, canto de dedo em riste, é um verso gritado."

O futuro despojado

"Estampado fecha uma trilogia, uma fase na minha vida. Depois dele, vou procurar outras coisas para me divertir. Talvez um disco mais vazio, só de voz e violão. Estampado tem muitas cordas, é um disco cheio, e vou querer radicalizar para o outro lado. Estou prestando atenção no trabalho de Marcelo D2 e do Los Hermanos."

Fonte: Renato Mendonça / Jornal Zero Hora

0 comentários: